Pastoral da Acolhida

“Quem vos recebe a mim recebe”

O ministério da Acolhida é um serviço da Igreja que se destina a “receber bem” e “ir ao encontro” das pessoas, com o objetivo de integrá-las na celebração, na comunidade, na paróquia.


O humano como sabemos é porta de entrada para Deus, por isso, acolhida Fraterna é, mais do que necessária.


Acolher significa oferecer refúgio, proteção e conforto; mostrar, com gestos e palavras, que a comunidade é o espaço onde se pode encontrar essa segurança.


A Pastoral da Acolhida é parte integrante do processo de evangelização da paróquia, porque ajuda a revelar, nos seus membros e nas ações por ela desenvolvidas, o rosto acolhedor de Jesus.


A acolhida antes de ser uma tarefa é uma atitude que brota do coração.


Os membros da pastoral da acolhida devem se esforçar por ter a caridade de Cristo, a atenção de Maria, o espírito de serviço dos santos. Isso será alcançado na medida em que eles se aproximarem mais ao Senhor, na oração sincera, na devoção verdadeira à Santa Eucaristia, na confiança absoluta na graça de Deus.


A pastoral da acolhida deve ser uma referência de amizade aos que vêm à Igreja. Deve buscar conhecer as pessoas, respeitá-las nas suas limitações, se apresentar sempre como disponível a ajudar. Deve ser a voz da Igreja mais próxima das pessoas, com suas necessidades reais.